Como converter aquário de água doce para salgada

Converter aquário de água doce para salgada imagem 1
Peixe em aquário Fonte: Pexels

Quer converter aquário de água doce para salgada e não sabe como? Esses artigo é perfeito para você! Por terem os peixes mais bonitos e coloridos, é comum que os aquários de água salgada façam mais sucesso. Se você possui um de água doce, mas se arrependeu e quer trocar, fique tranquilo pois iremos te dar todas as dicas para fazer essa conversão.

Muitos acreditam que para converter aquário de água doce para salgada é necessário investir uma alta quantidade de dinheiro e, devido a isso, acabam desistindo da ideia. No entanto, na maioria dos casos, isso não é verdade. Caso você já tenha um aquário de água doce com o equipamento completo, provavelmente você já possui tudo que é necessário para convertê-lo sem muitos custos adicionais. Confira a seguir:

O aquário

Peixe nadando
Peixe nadando em aquário
Fonte: Pixabay

Um dos primeiros pontos que você deve observar para fazer a conversão é no tamanho do seu aquário. Não importa se ele é de vidro ou acrílico, o ideal é que ele tenha mais de 10 litros pois, no caso dos aquários de água salgada, quanto maior melhor.

Isso se deve a maior facilidade de solucionar um erro ou um problema que venha surgir no seu aquário. Caso ele seja pequeno, o problema irá se espalhar mais rápido e você terá muito pouco tempo para resolver tudo antes que seja tarde demais.

Em relação ao tanque, você não precisa trocar para converter aquário de água doce para salgada. Basta fazer uma boa limpeza com esponja ou fio dental e água, sem nenhum produto químico, pois eles são prejudiciais para o sistema em si.

Leia agora: O que saber antes de comprar um aquário?

Filtração para converter aquário de água doce para salgada

Aquário água salgada
Peixe em aquário
Fonte: Pexels

O mesmo filtro usado para o aquário de água doce funciona para o de água salgada, no entanto o segundo exige mais filtração que o primeiro. Isso se deve aos peixes de água salgada, que costumam precisar de uma água mais limpa que aqueles de água doce.

Apesar dos aquários de água salgada precisarem de mais filtração, não é necessário muitas mudanças. Caso você tenha apenas um filtro pendurado no tanque, basta instalar outro e já é o suficiente. Entretanto, o ideal é também colocar uma rocha viva no aquário.

Os criadores de aquário de água salgada costumam usá-la sempre, pois essa rocha viva entrega a maioria da plataforma de filtração biológica. Outra opção é o filtro Canister, que funciona muito bem em água salgada e proporciona uma ótima flexibilidade, fazendo com que o aquarista possa selecionar diferentes tipos de filtragem de acordo com as necessidades.

Powerheads, bombas e aquecedores

Costuma ser raro mas, caso o seu aquário de água doce tenha powerheads ou bombas, não é necessário mudá-las. Todos se adequam tanto a água doce quanto a salgada, sendo mais comum na segunda opção. O mesmo ocorre com os aquecedores, caso já os tenha não é preciso alterá-los, faça apenas uma boa limpeza.

Substratos

Aquário de água salgada com muitos peixes
Aquário grande com vários peixes
Fonte: Pexels

Para converter aquário de água doce para salgada também é necessário estar atento aos substratos. Nos aquários de água salgada o substrato perfeito é areia, aragonita ou corais triturados. Diferente da água doce, o substrato na água salgada não apenas auxilia na filtração, como também, funciona como lar para muitos animais que você irá inserir no ambiente com o passar do tempo.

A aragonita e os corais triturados equilibram o pH da água assim como fornecem cálcio para um possível futuro sistema recifal. Por isso podem ser excelentes opções. Entretanto, caso você tenha usado areia no seu aquário doce e quer reaproveitar, não há problema nenhum pois isso pode ser feito sem nenhuma especificidade.

Leia agora: 10 ERROS comuns que VOCÊ NÃO PODE cometer no aquário de água salgada

Iluminação

Peixes em aquário
Peixes amarelos em aquário
Fonte: Pexels

Nesse momento inicial da conversão, luz fluorescente regular funcionará perfeitamente no seu novo aquário de água salgada. Com ela você consegue realçar ainda mais as cores dos peixes, que costumam ser bem vibrantes. A lâmpada azul também é uma boa opção, pois auxiliar na hora de dar destaque naquilo que seu peixe tem de mais bonitos: as cores vibrantes.

Caso você esteja planejando não só converter aquário de água doce para salgada como também criar um tanque de recife, você terá que modificar sua iluminação vinda da água doce. Os corais, e outros invertebrados que você queira inserir, necessitam de uma luz de alta qualidade e na faixa de espectro ideal.

Decorações

Peixes no aquário
Peixes claros no aquário
Fonte: Pexels

Se tratando de decoração você provavelmente terá que fazer uma mudança radical. A maioria dos objetos da água doce são inúteis para o aquário de água salgada, ou até mesmo perigoso. Os peixes de água salgada costumam ser “pastadores”, ou seja, ficam mordiscando tudo que há pela frente. Por causa disso, as plantas artificiais, muito usadas nos aquários de água doce, são uma péssima ideia nos de água salgada.

Caso você não esteja pretendendo ter um sistema de recife de corais ou inserir rochas vivas, uma opção de decoração são as rochas e corais decorativos não vivos ou sintéticos. Como os animais de água salgada já costumam ser exuberantes e mais exóticos, você não precisará encher o ambiente de objetos decorativos pois os próprios seres vivos serão a decoração.

Leia agora: Corais de água salgada: como cuidar do aquário

Kits de teste

Peixe em aquário colorido
Peixe colorido em aquário
Fonte: Pexels

O kit de teste de água doce não pode ser usado na água salgada. Portanto, antes mesmo de fazer a conversão, certifique-se de encontrar um kit teste específico para água salgada. Dessa forma você não enfrentará nenhum problema.

Para converter aquário de água doce para salgada também é crucial ter um hidrômetro que possa medir a salinidade da água quando você fizer a primeira mistura. Ademais, uma outra informação é crucial para quem irá começar a lidar com aquário de água salgada: cobre é estritamente proibido.

Muitos não sabem, mas o cobre é um dos maiores inimigos da água salgada. Portanto fique de olho para não inserir nenhum material ou produto que possua cobre no seu novo aquário. Seguindo todas essas dicas você não apenas fará a conversão de maneira econômica, como irá proporcionar um ambiente saudável e rico para os novos animais marinhos que chegarão.

Fonte: The Spruce Pets e Algone

Compartilhar