aquecimento-para-jiboia

Aquecimento para Jiboia – Como Fazer?

Já falamos bastante aqui sobre as jiboias. Mas, como você bem sabe, ela é um animal de sangue frio. Então, como todo animal de sangue frio, vamos precisar proporcionar aquecimento para jiboia. Você sabe como fazer isso?

Relaxa mancebo! Aqui você vai encontrar as informações necessárias para proporcionar o ambiente com temperatura ideal pra sua jiboia.

Vamos lá?

Por quê animais de sangue frio?

Se você não sabe o porquê, já deve ter ouvido “animais de sangue frio”. Essa expressão é usada para se referir a répteis, e tem motivo.

Não, não é por questão de ser traiçoeiro ou que não tem afeto, não tem nada disso.

aquecimento-para-jiboia-jiboia-no-terrário

Répteis não são como nós, seres humanos, e mamíferos e aves que mantêm a própria temperatura. Eles regulam sua temperatura de acordo com o ambiente. Por essa razão é que o ambiente deles não pode ser totalmente quente nem frio. Tem que ter uma área mais quente e outra mais fria para que ele escolha onde quer ficar quando quiser.

Por isso é que vou te mostrar aqui as temperaturas ideais e os equipamentos necessários para regular essa temperatura.

Aquecimento ideal para jiboia

Bom, em cativeiro, será necessário manter a temperatura da área quente entre 28ºC a 31ºC. Já na parte fria, uma boa temperatura para a jiboia é de 21°C a 24°C.

Mas, você não necessariamente vai manter sempre assim. Durante a noite a temperatura tem que dar uma caidinha para uns 25°C. Só não deixa cair muito tá?

termômetro

Itens importantes de aquecimento para jiboia

Você tá achando que é só aquecer e pronto? Nada disso! Além da fonte de calor, também é necessário ter um termômetro ou termostato. Afinal, sua cobra não é de ferro! Um local muito quente ou muito frio vai ser prejudicial pra saúde dela.

Tipos de lâmpada

A jiboia só vai precisar de uma lâmpada de aquecimento, que não é difícil de achar. Mas tem vários jeitos de proporcionar esse aquecimento pra ela.

Lâmpada de aquecimento

Existem vários tipos de lâmpadas com diferentes tipos de funcionalidade.

Existe a lâmpada halógena que emite não só calor, mas luz também.Tem a de cerâmica que só emite calor, que é ideal para ambientes noturnos ou com outra fonte de luz. Tem a infravermelha (infrared) que não é vista por répteis, só aquece e a luz noturna também que é mais fraca em questão de luz mas ainda assim emite o calor, não é a toa que ela é noturna, mas mais pra frente eu te explico sobre o período de luz.

lâmpada halógena
halógena
lâmpada infravermelha
infravermelha
lâmpada de cerâmica
cerâmica

Lembre-se também de proteger sua cobra da lâmpada. A lâmpada deve ficar no alto e com uma proteção para que a cobra não encoste nela e venha se queimar. Você não quer fazer churrasquinho da sua cobrita, certo?

Placa aquecida e pedra aquecida

A placa aquecida só vai aquecer onde ela está, assim como a pedra aquecida. Então para épocas mais frias, algumas pessoas não recomendam usá-las já que o ar da área quente vai continuar frio.

placa-aquecida
placa aquecida
pedra-aquecida
pedra aquecida

Deve-se ter um cuidado especial que a placa aquecida não é indicada para terrários de madeira pois pode ocorrer problemas elétricos caso ela seja molhada e ela é instalada dentro do terrário!

Mas para locais que já tem uma iluminação e não é muito frio, esses itens podem ser ótimas opções. Só fique atento a melhor forma de instalar esses itens no terrário.

Iluminação dia e noite

Vai ser necessário manter o ciclo dia e noite no terrário.

“Oque é isso bichão?”

Bom, você vai ter que simular quando é dia e quando é noite. Então de noite você vai ter que apagar as luzes ou deixar ela bem mais amena para que sua lindona saiba que é dia e noite e não se estresse.

Isso é super importante para mantê-la confortável e saudável.

Gostou das dicas de aquecimento para jiboia? Então não deixa de compartilhar com seus amigos mancebos. Também não esquece de deixar suas dúvidas e sugestões aqui nos comentários!

Espero que tenha sido muito útil para você cuidar bem da sua cobrita!

Até o próximo artigo!

aquecimento-para-jiboia

Veja Também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *