Quem tem cães em casa sabe o quando é difícil negar comida, principalmente nos horários de refeição. No entanto, você sabia que existem vários alimentos proibidos para cachorros, e que a maioria é um prato cheio para a intoxicação do pet?
A princípio, um simples petisco pode parecer inofensivo, mas vale lembrar que algumas substâncias podem provocar sintomas que são prejudiciais para a saúde do animal, e além de causar desconforto ao pet, você pode sentir no bolso, quando a conta do veterinário chegar.
Nossos animais merecem uma vida saudável, por isso saber quais são os alimentos proibidos para cachorros é o primeiro passo para proporcionar bem-estar ao nosso amigo de quatro patas. Quer saber quais são eles? Confira a seguir!
7. Chocolate
Para nós humanos, o chocolate é responsável por uma série de benefícios. Para os cachorros, a história é outra. Embora seja gostoso, o cacau contém teobromina que é uma substância com efeito diurético que afeta diretamente o sistema nervoso e do coração do cachorro.
Para nossos dogs, após algumas horas da ingestão, ainda que seja uma quantidade pequena, o cachorro pode apresentar espasmos, vômitos, diarreias, convulsões, taquicardias e outros problemas respiratórios, podendo levar até o coma.
Mas não é só isso. Além do coração, o pâncreas também pode ser afetado, já que esse órgão canino não está preparado para altas dosagens de gordura.
6. Sementes de maças, peras e outras frutas
Especialistas em saúde animal já fizeram vários alertas sobre a ingestão de frutas aos animais. Embora sejam conhecidas por suas vitaminas, esses são alimentos proibidos para cachorros e podem causar danos sérios que podem chegar a uma mesa de cirurgia.
Mas frutas como ameixa, maça, pêssego, entre outras, não são a maior preocupação. O grande vilão nessa história são as sementes e tudo pode resultar em vômitos, dores abdominais e falta de apetite.
Isso mesmo! Além de causar intoxicação ao animal, algumas sementes e caroços causam obstrução no intestino do cachorro e, em casos mais graves, apenas a cirurgia é a saída para salvar a vida do cão.
5. Alho e cebola
Na hora de temperar a comida, alho e cebola são presença obrigatórias, mas quando o assunto é alimentos proibidos para cachorros, essa dupla de temperos se torna uma grande ameaça.
Embora seja muito comum na alimentação de humanos, o alho e cebola contém uma substância chamada tiossulfato que é inimiga dos glóbulos vermelhos caninos, além de comprometer também o bom funcionamento no intestino.
Para o cão, ingerir esse tipo de condimento significa enfrentar sintomas de fraqueza, dor estomacal e até sangue na urina, podendo resultar ainda em uma anemia.
4. Leite
Parece até irônico, mas o leite também é um dos alimentos proibidos para cachorros.
O leite é essencial na vida de qualquer filhote em desenvolvimento, porém, ainda que seja uma condição para qualquer materno, quando os cães atingem a idade adulta, a história muda.
Sabemos que o leite materno é indispensável para a nutrição dos filhotes nos primeiros nos de vida, no entanto, com o tempo, o próprio organismo do cão começa a produzir, cada vez menos, a lactase que é uma enzima responsável por ajudar na digestão da lactose no organismo.
Por esse motivo, muitos cachorros não conseguem fazer a digestão do leite, tornando-se até intolerantes a lactose, variando de animal para animal.
Para alguns cães, os sintomas podem ser leves, e já para outros é notável os problemas com diarreia e vômito. Em todo caso, procurar um veterinário e entender o nível da intolerância é uma opção, mas também evitar esse alimento da dieta pode ser uma boa decisão.
3. Ossos
Quem nunca viu um cachorro com um osso na boca? Essa cena é muito comum, mas a verdade é que os ossos também podem ser prejudiciais aos cachorros.
Mesmo crus ou cozidos, os ossos podem comprometer a flora intestinal dos nossos pets, causando irritação gástrica e desiquilíbrio no funcionamento dos órgãos.
A má notícia é que além de prejudicar dessa forma, corre-se o risco também dos nosso cãezinhos engasgarem ou dependendo do tamanho e formato do osso, até perfurar órgãos internos, levando o animal a uma hemorragia.
2. Café e chás
Parece um pouco obvio, mas há pessoas que tratam os animais como humanos, e isso inclui compartilhar todas as refeições com eles.
Alguns cães já são bastante ansiosos, agora imagine se tomassem café? Essa bebida, incluindo também o chá e derivados são um risco para nossos animais. Além de afetar sistema nervoso, ainda compromete os rins e pulmão, sem falar nos sintomas que não são nada agradáveis, como diarreia, respiração ofegante e convulsões, infelizmente.
Na dúvida, mantenha distância dos alimentos proibidos para cachorros!
1. Álcool
Deixar o cachorro lamber a cerveja do chão parece um gesto de companheirismo entre o cão e o seu dono, mas engana-se quem pensa assim! A cerveja, assim como os seus derivados, também são prejudiciais para a saúde do animal.
Parecida com uma “ressaca eterna”, o cachorro pode ter complicações sérias que levam ao vômito, dores abdominais, problemas na respiração e, infelizmente, nos casos mais graves, a morte.
Como percebeu, a lista de alimentos proibidos para cachorros é grande, assim como a nossa preocupação com o bem-estar dos nossos pets. Para quem está na dúvida da melhor refeição, saiba que a ração ainda é a melhor opção, já que oferecem a nutrição e vitaminas necessárias para a saúde do animal.
Um pequeno petisco pode ser uma grande ameaça para nosso cão, então pesquise, se informe e visite regularmente ao veterinário. Quer saber mais sobre alimentação e como cuidar de filhotes, acesse nosso site e fique por dentro de tudo!
Leia também: “Cuidados com filhote de cachorros”