Hoje vamos mostrar 5 raças de cães para apartamento para você que ama pets e não quer abrir mão de ter um melhor amigo de quatro patas, apenas por morar em um prédio.
Afinal, os cães são ótimos companheiros, fazem companhia, ocupam nosso tempo e espantam a solidão. Contudo, algumas raças podem não se dar bem em um local com espaço limitado, seja pelo comportamento, ou mesmo pelo porte do animal.
Pensando nisso, listamos as 5 raças mais fáceis de cuidar dentro de um apartamento, sempre visando o bem estar do animal e a melhor convivência para ambos.
Quer saber mais sobre isso? É só ler até o final e conhecer as raças ideais para você ter e amar.
Como escolher as raças de cães para apartamento?
Ter um cachorro em casa alegra a vida de qualquer um. Eles são amigáveis, alegres, amam brincar e passear e são capazes de aliviar até mesmo os sintomas da depressão.
No entanto, para quem mora em um apartamento, possui pouco espaço e não tem um quintal, escolher uma raça pode ser um desafio. Afinal, alguns cães precisam se exercitar e podem ficar deprimidos em um local fechado.
Por isso, na hora de escolher seu pet, se atente às características físicas e psicológicas da raça em questão. Saiba o quão grande ele ficará quando atingir a fase adulta e a quantidade ideal de exercícios que ele precisa praticar durante o dia.
Dessa forma, você pode garantir mais facilidade e praticidade na hora de manter seu amigo, mas sem prejudicar o desenvolvimento e a qualidade de vida dele a longo prazo.
Por fim, sempre priorize a felicidade do animal. Ou seja, mesmo que você ame uma raça maior, como o Golden Retriever, por exemplo, é preciso entender que, se você não dispõe de um grande espaço, você não tem condições de criá-lo adequadamente.
Veja mais: Como cuidar de um Pit Bull
5 raças de cães para apartamento
Agora que você já sabe como escolher a raça de cão ideal para ter se você mora em um apartamento, vejamos as 5 raças ideais para se criar nessas condições.
Como já dissemos, a prioridade sempre deve ser a felicidade e a qualidade de vida de seu pet. Afinal, é preciso compreender a sua capacidade de proporcionar uma vida feliz e saudável, antes de adotar o seu cão.
1.Chihuahua
Nossa primeira opção de raças de cães para apartamento, são os Chihuahuas. Conhecida por ser pequena, corajosa e muito encantadora, essa é uma das raças mais indicadas para quem dispõe de um espaço limitado.
Ademais, os chihuahuas são considerados os menores cães do mundo. Além de terem uma estimativa de vida de pelo menos 20 anos, eles são muito amáveis, sendo perfeitos para serem o cãozinho da família.
Contudo, essa raça é muito sensível a temperaturas amenas, e possuem predisposição genética a várias doenças. A hidrocefalia e a epilepsia, por exemplo, são bastante comuns para esses bichinhos.
Sendo assim, eles exigem atenção e cuidados redobrados, além de consultas ao veterinário regularmente.
2.Yorkshire Terrier
Nossa segunda opção é a raça Yorkshire Terrier. Essa é uma das raças mais conhecidas e populares em todo o mundo.
Famoso por ser enérgico e amar brincadeiras, esses cãezinhos costumam perder poucos pelos ao longo dos anos. Sendo assim, são perfeitos para serem criados em apartamentos.
Entretanto, a socialização dessa raça deve ser levada a sério. Por terem um temperamento agitado e desconfiado, eles tendem a latir muito. Além disso, caso não sejam adestradas, podem acabar destruindo objetos e móveis.
Então, se você é daqueles que amam o silêncio e a tranquilidade, é melhor escolher outra raça!
3.Spitz Alemão
Também conhecido como Lulu da Pomerânia, os Spitz Alemães são perfeitos cães para apartamento. Afinal, essa variação da raça é a menor entre a família dos Spitz.
Eles se desenvolveram entre a Alemanha e a Polônia, por isso, possuem boa resistência a temperaturas amenas.
Os Spitz Alemães sempre foram animais de estimação, por conta disso, possui uma personalidade alegre, dócil e carinhosa. Assim, para quem tem crianças em casa, essa é a raça mais indicada.
No entanto, eles não conseguem lidar com a solidão e não devem ficar muito tempo sozinhos no apartamento. Segundo médicos veterinários, é muito comum que os Lulus da Pomerânia desenvolvam ansiedade e depressão, por ficarem separados da família por longos períodos de tempo.
4.Poodle
Com diversas variações de porte, como pequeno, miniatura, média ou grande, os Poodles são sempre muito queridos por todos. Conhecidos por sua pelagem grossa e fofa, esses cãezinhos são excelentes opções para quem mora em apartamento.
Muito ativos, eles costumam socializar muito bem, seja com pessoas ou outros animais. Além disso, estudos recentes mostram que os Poodles estão entre os cães mais inteligentes do mundo.
Entretanto, essa raça precisa se exercitar com frequência. Estímulos mentais, como brincadeiras e corridas também são muito bem vindos.
Por fim, para manter seu Poodle feliz, a fórmula é muito simples: dê muito amor e atenção a ele todos os dias. Será uma excelente opção dentre os cães para apartamento.
5.Dachshund
Você provavelmente já viu um Dachshund por aí. Porém, aqui no Brasil eles são popularmente conhecidos como “cachorros salsicha”.
Apesar de serem de pequeno porte e muito tranquilos, é importante frisar que eles não são feitos para descer e subir escadas. Portanto, ele só pode ser criado em apartamento quando há elevadores ou você deve dar colo ao descer e subir.
Os cachorros salsichas possuem uma morfologia desfavorável para alguns tipos de atividades, por isso, é importante estar atento para evitar problemas.
No entanto, eles são muito ativos e adoram brincar. Além disso, essa espécie é conhecida por aprender rapidamente a administrar seus níveis de atividades diárias.
Entretanto, para que isso aconteça naturalmente, os donos precisam proporcionar caminhadas e estímulos. Por fim, é importante que você saiba que essa raça está predisposta a desenvolver ansiedade e depressão. Sendo assim, dê muito amor e atenção e nunca deixe seu Dachshund sozinho por muito tempo!
E então, qual das 5 raças de cães para apartamento mais combina com você e com seu estilo de vida? Adote já seu pet e aproveite a alegria e diversão que eles podem trazer para sua vida!
Leia também: Cuidados com filhote de cachorro