Cachorro está lambendo as patas? Confira algumas dicas

Tutora segurando a pata do seu cãozinho

Alguns tutores ficam assustados quando percebem que seu cachorro está lambendo as patas excessivamente e não sabem como agir. De fato, essa é uma situação diferente e que pode ter diferentes causas. 

Se o seu cachorro está lambendo as patas excessivamente também, continue 

acompanhando esse artigo para descobrir as possíveis razões e como agir!

Por que o meu cachorro está lambendo as patas?

Quando o cachorro está lambendo as patas o tutor atento sabe que algo está errado. Os cãezinhos ficam muito concentrados nessa ação, que acontece várias vezes por dia, e podem até mesmo deixar de brincar e ficam mais reservados. 

Portanto, agora vamos apresentar algumas possíveis razões que podem estar motivando essa lambedura excessivamente. Entretanto, é importante ressaltar que a consulta com o médico veterinário é imprescindível. 

Lesões na pata

Infelizmente, é comum observar lesões nas patas dos nossos peludinhos, visto que eles andam desprotegidos, e não com calçados, como nós.

Sendo assim, eventualmente farpas, cacos de vidro ou outros objetos podem ficar presos nos seus coxins. Nesse caso, ele sentirá dor, podendo claudicar (mancar) e lamber as patas para tentar aliviar esse incômodo. 

Sendo assim, é importante verificar se há algo preso nas patas do seu cãozinho, o que pode estar visível e ser facilmente retirado com uma pinça, trazendo mais conforto e alívio ao peludo.

Isso é fundamental, visto que essas lesões, se não tratadas, podem ser uma porta de entrada para bactérias, o que causará uma infecção purulenta.

Dessa maneira, ainda que o objeto não seja visível, é necessário levar o cachorrinho ao veterinário, para que ele possa analisar o caso e se certificar de que não há mesmo uma lesão. 

cachorro está lambendo as patas
Cãozinho lambendo a pata

Alergias

É importante destacar que essa é uma razão muito comum para o cachorro estar lambendo as patas. Isso porque há a possibilidade de a alergia ser causada por diferentes motivos, como agentes ambientais, alimentares ou por parasitas.

Nesse sentido, o cãozinho pode ter alergia a poeira, fumaça, produtos de limpeza, que podem tornar a pele mais sensível e ressecada, pois se torna mais suscetível à perda de água.

É importante destacar que essa condição causa a dermatite atópica, ocasionando coceira e a lambedura das patas. 

Em relação à alimentação, muitos cãezinhos têm sensibilidade a componentes da própria ração, como o trigo, a soja e a carne bovina. Isso pode ocasionar coceira no corpo, lambedura das patas e até mesmo alopecia, que é a perda dos pelos. 

Além disso, a saliva de parasitas, como carrapatos, contém substâncias que podem causar alergia em alguns cãezinhos. 

Nesse sentido, quando o cachorro está lambendo a pata, pode ser por uma picada desses parasitas, sendo importante aplicar antiparasitário para protegê-lo da alergia e de possíveis doenças.

Dessa maneira, é fundamental ir ao médico veterinário para que seja realizado um teste com diferentes alérgenos, por meio do sangue do animal, e assim identificar os anticorpos correspondentes. 

A partir disso será possível descobrir quais são os causadores da alergia, e assim evitá-los, impedindo, também, que o cachorro continue lambendo as patas. 

Pele seca

Em épocas mais frias, principalmente no inverno, é comum que os coxins dos animais fiquem mais ressecados. Sendo assim, eles sentem maior necessidade de lamber as patas, já que a aspereza causa irritação na pele. 

Além disso, doenças metabólicas, como o hipotireoidimos, podem causar coceira e ressecamento na pele, levando a essa lambedura excessiva.

Nesses casos, é fundamental que o tutor leve o cãozinho ao veterinário, para que ele receite cremes, pomadas, ou até mesmo receitas hidratantes caseiras para o tratamento da pele. 

Além disso, o controle e tratamento da doença metabólica é imprescindível para amenizar o ato de lamber as patas. 

cão dando a pata para seu tutor
Cachorrinho dando a pata para seu tutor

Motivos emocionais 

É importante destacar que a ansiedade ou o estresse são tipicamente causadores de lambedura excessiva nas patas. 

Isso porque, quando os cãezinhos ficam muito tempo sozinhos, sem seus tutores, ou entediados, é comum que desenvolvam o comportamento de lamber as patas ou morder a cauda, por exemplo.  

Em cães com temperamento mais apegado aos tutores, pode-se desenvolver a chamada “ansiedade da separação”, que é ocasionada por um distanciamento, provocando esses sintomas.

Além disso, cães com temperamento mais agitado e hiperativo, se ficarem muito tempo sem atividades físicas ou brincadeiras, é possível observar a lambedura excessiva por estresse também. 

Dessa maneira, uma boa dica é levar seu peludinho para o parque da cidade para passear ao ar livre ou fazer exercícios. Também é benéfico reservar um tempo para brincadeiras, que podem ser no quintal de casa mesmo.

Para os tutores que precisam deixar seus cãezinhos um tempo sozinhos, o adestramento pode ajudá-los a lidar com essa ausência temporária. 

Problemas articulares

Problemas articulares, como a artrite, podem ser comuns em cães, com ênfase nos mais velhos. Dessa maneira, essas doenças causam bastante dor nas articulações, podendo ser nas patas também.

Como os peludinhos não sabem como agir em relação a elas, é comum que eles lambem as patas, buscando amenizar a dor.

Sendo assim, principalmente em relação a cães idosos, é fundamental ir a uma consulta com o médico veterinário ortopedista para diagnosticar e tratar possíveis doenças articulares. 

Esse conteúdo te ajudou em relação às lambeduras do seu cachorrinho? Então continue acompanhando o blog para ter mais informações úteis como essa!

Até o próximo artigo!

Leia também:

Pug: cuidados essenciais com a raça

7 cuidados com cães idosos: confira nossas dicas

Cachorro soltando pelo: o que fazer?

Fontes:

Shih Tzu lambendo a pata sem parar? Entenda os motivos e o que fazer (shihtzubrasill.com.br)

Cachorro lambendo a pata: o que pode significar? | Petz

8 reasons why your dog is licking their paws (betterpet.com)

Hypothyroidism in Dogs | VCA Animal Hospitals (vcahospitals.com)

CACHORRO lambendo as PATAS constantemente – Causas e o que fazer (peritoanimal.com.br)

Compartilhar